top of page
  • apeejo

Testemunhos III

Trazemos mais um depoimento do Regresso às aulas em tempo de pandemia. Desta vez é um testemunho vindo dos Estados Unidos contado por uma mãe portuguesa com 3 filhos em 2 escolas diferentes. Lá diariamente é feito um registo numa App para os alunos poderem entrar na escola.

''No meu caso tenho agora todos em aulas fisicamente. Para mim é muito importante para os miúdos interagirem. A Matilde em 2 semanas de escola cresceu imenso com a necessidade de absorver informação. A escola do João começou em modo online, não pensamos em mudar porque não queremos perder o lugar na escola que é muito boa. Ele começou esta semana em modo físico em 3 dias está radiante. Tem apenas 2 outra crianças com ele na sala porque o resto optou por seguir online. Sendo que apenas estão 3 alunos podem interagir com a outra turma que apenas tem mais 4.

O João usa máscara TODO o dia, só pode tirar para beber água ou ir comer. Mesmo quando está na sala na mesa dele com distância da outra criança tem a máscara posta. O Luís e a Matilde mudaram de escola na última hora. A escola onde estavam não obrigava o uso de máscara, era apenas recomendado. Foi nos dito que optaram assim depois de falarem com os pais, mas a nós ninguém nos pediu opinião e eu soube que na verdade eles não falaram com todos os pais e mais crianças decidiram sair da escola. Nesta escola nova do Luís e da Matilde é obrigatório o uso da máscara. As crianças podem retirar a máscara quando estão nas suas mesas com distância social.

Eu acredito que no caso da Matilde ela usa, mas provavelmente é mais complicado estarem todo o tempo com máscara. As classes nunca se cruzam e as crianças não vão a outras salas de especialidades para não haver infecção. As crianças brincam na rua por grupos de classes. O parque de escorregas e baloiços está fechado. Tenta-se encontrar brincadeiras antigas, saltar a corda, brincar com giz na rua... As crianças só podem tirar a máscara para comer e beber água, mas digamos que não é tão restrito podendo tirar dentro da sua sala.

Para deixar as crianças na escola existe uma app para indicar qualquer anormalidade que possa indicar a criança estar doente. Quando deixas tens que mostrar que fizeste a app e estão aprovados para ficarem, e de seguida medem a febre a todas as crianças antes de entrarem. Quem tiver febre nem sai do carro. Já existiu um caso na escola do Luís e da Matilde. A sala em causa foi toda mandada para casa fazer quarentena e teve aulas online. Os irmãos da criança infectada são também foram mandados para casa para não haver risco de contaminação.'' por Vanessa Paula Santos, EUA, Geórgia, Atlanta, Alpharetta









14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

T-shirt EJO

bottom of page